PORTUGAL VS SUIÇA - AS PRINCIPAIS DIFERENÇAS

quarta-feira, março 21, 2018

Bom dia gente, tudo bem com vocês? Espero que sim.

Muita gente tem-me perguntado se na Suiça se vive vem, se se ganha tão bem como dizem, ... entre muitas outras coisas.
A verdade é que eu não estou lá a viver, mas sim em Portugal. Vou pelo menos 2 vezes por ano lá devido aos meus pais e irmãs serem emigrantes, por isso sei tanta coisa sobre a Suiça. Decidi então por isso trazer-vos algumas algumas das diferenças em comparação a Portugal.
Curiosos? Vamos começar.

Ordenados
Infelizmente Portugal é um dos países da União Europeia em que o ordenado, face às despesas mensais, é demasiado baixo, sendo ele de 580€.
Na Suiça não existe ordenado mínimo, existe um mínimo vital, ou seja, um ordenado mínimo que precisamos para nos sustentar no país e, caso não ganhemos isso, que é praticamente impossível, o social ajuda-nos nas despesas de casa, em que muitas vezes nos pagam as despesas completas, mas não se iludam, quando o tiverem têm de devolver.

Comida
Exemplo: Francesinha e Fondue de Queijo
Em Portugal temos uma das melhores gastronomia do mundo, e não estou a dizer isto porque um chefe o disse mas sim por ser a minha opinião. Quem resiste a um Cozido à Portuguesa, às nossas Sardinhas, ao nosso Bacalhau, às Alheiras, à nossa rica Francesinha, ... Até me deu água na boca.
Na Suiça temos o Rösti, que é um prato feito com batata, e pode ser servido com espinafres, ovo frito ou legumes. A Bratwürst Mit Brot que é uma linguiça servida com um pedaço de pão e uma mostarda. O famoso Fondue, a Raclette e o melhor de todos, os Chocolates!

Escola
Em Portugal é muito simples, estudamos até ao 12º ano, ensino obrigatório, em que podemos escolher entre cursos científico-humanísticos ou então uma vertente profissional, depois disso cada um decidi o que fazer, se vai trabalhar ou se continua para a universidade.
Na Suiça é completamente ao contrário. Cada cantão tem as suas leis, ou seja, existem 26 maneiras diferentes de estudar no país inteiro.
No cantão de Vaud, que é onde se encontram os meus pais, para começar as crianças entram com 4 anos para o suposto primeiro ano, depois disso e até aos seus 16 anos estudam no ensino secundário I, a partir daí entram no ensino secundário II, que não é obrigatórioO ensino secundário II é nosso ensino profissional, mas com uma grande vantagem. Nesta fase, os adolescentes procuram uma aprendizagem, que é chamado de estágio profissional por cá, mas que é remunerado, e além do mais têm entre 1 a 3 dias por semana da escola, ou seja, trabalham 6 dias por semana numa empresa, restaurante, loja, ... têm 2 dias de folga e 1 dia de escola.
Quando querem ir para a universidade entram para o gymnase que é uma escola que oferece educação acadêmica geral e intensiva. Os alunos terminam esta escola com 19-20 anos. Obtendo o certificado de conclusão, têm qualificação para ingressar na universidade ou acesso a um dos dois institutos federais de tecnologia.

Linguagem
Em Portugal apenas se fala o português, mesmo que cada zona tenha o seu sotaque.
Na Suiça fala-se francês, alemão, italiano e romanche. Todas elas são oficiais.

Tamanho e população


Portugal tem um território total de 92 090 km² e 10,32 milhões (2016) de habitantes.
A Suiça tem um território total de 41 285 km² e 8,372 milhões (2016) de habitantes.


O clima
Em Portugal temos um clima Mediterrânico, sendo um dos países europeus mais amenos.
Na Suiça o clima é temperado, em que os verões são amenos e os invernos bastante rigorosos. Posso dizer-vos que este inverno na zona dos meus pais chegou aos -8º e nas montanhas chegou aos -28º.

Horários dos centros comerciais
Minha gente, esta é uma das maiores diferenças, e que na minha opinião deviam fazer o mesmo em Portugal.
Por cá, os centros comerciais funcionam todos os dias da semana, das 9h até às 23h/00h.
Na Suiça não há cá disto. Todas as lojas fecham às 18h, quando não fecham antes, seja na rua, seja no centro comercial. E domingos no shopping? Isso não existe, está tudo fechado.

Mais diferenças
  • Existem parques de diversões para crianças em todo o lado.
  • Os transportes públicos são excelentes, as pessoas quase não têm necessidade de ter um carro. Têm ligações para todo o lado, tanto de comboio como de autocarro, onde o metro não faz ligações existe o elétrico.
  • As pessoas são mais ativas, fazem mais desporto. Crianças e adultos.
  • Os animais de estimação são respeitados, não vemos um único animal abandonado. São tão respeitados que temos de tirar cursos quando obtemos um, tem x horas dependendo do tamanho do cão. Ah e para não falar que pagam impostos e transportes públicos.
  • As crianças, na maioria, jantam às 18h e vão dormir às 20h.
  • Não se vê racismo, a Suiça tem imensos raças e culturas diferentes em todo o país.
  • Os políticos andam de transportes públicos.

You Might Also Like

32 comentários

  1. As crianças jantam as 18? Hummm acho que nessa prefiro a nossa maneira ahahah

    Yellow Rain

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lá a disciplina é maior, eu vejo que a minha irmã janta bastante cedo para se deitar bem cedo porque às 6 da manhã já está a pé.

      Eliminar
  2. Achei bem curioso essas diferenças! Mas morro de vontade de conhecer ambos países!

    Beijo!
    Cores do Vício

    ResponderEliminar
  3. Temos vizinhos que são como familia a viver em Montreaux e sempre que podemos e as viagens estão acessiveis vamos lá dar um pulinho :p
    Estivemos lá no mercado de Natal em novembro pela primeira vez e adorámos, conhecemos apenas a cidade de Montreaux e Vevey porque o máximo de tempo que fomos foi 4 dias :p Mas realmente é tudo fantástico lá, adoramos todos os pratos típicos bem como as paisagens de cortar a respiração. Mas consideramos que é um país bastante caro e a visitar quando temos lá familiares porque caso contrário gastamos horrores em tudo pois como disseste no inicio do post o dinheiro é bastante diferente. Mas é sem duvida um país lindissimo e a visitar, temos sempre vontade de voltar quanto mais nao seja para conhecer novos locais :p

    Beijinhos ❤️
    I. e A.
    https://nevertoolatetoturnback.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É bem perto dos meus pais :D
      O mercado do Natal é um espetáculo, adoro!
      A Suiça é um pequeno paraíso a visitar, não é verdade? :)

      Eliminar
  4. Foi bom saber um pouco mais dessas coisas, pois não fazia mínima ideia
    Beijinhos
    Novo post (Decoração De Unhas) // CantinhoDaSofia /Facebook /Intagram
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  5. Um post muito útil! Não sabia que tínhamos assim tantas diferenças em relação à Suiça! :P

    amarcadamarta.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  6. Oi tudo bem?
    Em todo lugar é assim. Existem diferenças. O bom é focar nas coisas boas.
    Suiça e Portugal tem seus encantos.
    bjs

    ResponderEliminar
  7. Very nice and informative post!! :)
    i follow you too!

    xx
    http://lalabetterdayz.blogspot.co.uk/

    ResponderEliminar
  8. As diferenças são muitas e como estou no Brasil, pude notar o quanto Portugal e Suíça são diferentes do meu país. A comida de Portugal é maravilhosa.
    Beijinhos!

    galerafashion.com

    ResponderEliminar
  9. Thnx for you comment dear, following you too!!

    missunderstoodstyle.blogspot.com

    ResponderEliminar
  10. Sempre tive curiosidade em ir à Suiça e gostava de visitar Geneve (Genebra), está nos planos :)
    Apesar de toda essa diferença, os emigrantes não fazem a vida lá fora como fazem em Portugal, nem vão todos os dias ao café.
    beijinhos
    Blog Beleza Feminina

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Genebra é linda, mas Lausanne, Berna e Zermatt são espetaculares :)
      Claro que não, posso afirmar-te que os meus pais estão na Suiça há 6 anos e nunca foram a um café, um café custa 4 francos, no sítio mais barato.

      Eliminar
  11. Não me importava de dar uma voltinha pela Suíça, como turista!

    Isabel Sá
    Brilhos da Moda

    ResponderEliminar
  12. Vivi na suíça 17 anos, e o que não falta la é racismo, seja na escola, no trabalho, ou fora. Lembro me de voltar la uns meses procurar trabalho, em 6 agencias de trabalho, 4 disseram "es portuguesa, so podes ser empregada de limpeza ou ir para fabricas" (sabendo que nasci na suíça e tenho o 9º de la). Os transportes públicos são bons, mas pagas mais que se fores de carro (muitas vezes). E uma das principais diferenças é que la, as lojas fecham todas cedo, dependendo do estilo de vida de cada um, pode vir a ser uma seca horrível.
    Quanto ao salário, é muito, mas se o objectivo é poupar, so compensa ir sozinho/ em casal. Tendo filhos, sao demasiadas despesas/impostos. Ao fim de um tempo acaba por deixar de compensar. E se for portugueses mal habituados a ir para la, apanham 1 multa e ficam pobres (as multas são muiiiito caras).
    E tbm a "ecologia", que é obrigatório reciclar. A suiça tem muito que se lhe diga, tem muita coisa boa, mas tem ainda mais más (opinião propria).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O racismo na zona dos meus pais não se vê, se existe é em pensamento e não em palavras,
      Quanto a trabalho na Suiça já se sabe que é muito especifico e não é por seres portuguesa que não arranjas, a minha irmã não nasceu na Suiça e no entanto trabalha como ajudante de cozinha, a minha tia não nasceu na Suiça e no entanto é esteticista e manicure, o meu tio que faleceu não nasceu na Suiça e tinha uma carpintaria, e posso estar aqui o dia todo a mencionar familiares meus e amigos que não trabalham nas limpezas ou em fábricas.
      É uma seca claro, mas Portugal é dos poucos países que tem shopping aberto ao domingo e até tão tarde, os portugueses estão mal habituados.
      Solteiro nunca compensa, mesmo dependendo do que ganhas. A menos que vás para lá como engenheiro.
      Os meus pais estão lá com as minhas duas irmãs e sempre se aguentaram, e ainda me enviavam dinheiro para a universidade. E ambos trabalham nas limpezas.
      O meu pai fartou-se de apanhar multas e nunca ficou "pobre". Mas que são caras são. O sistema é muito mais controlado, e isso acho muito bem.
      Quanto à ecologia e ser obrigatório reciclar, não o é na zona dos meus pais, mas se o fizeres eles ajudam-te nas contas da luz.

      Eliminar
  13. Gostava muito de um dia ir até à Suiça de férias conhecer um pouco dos seus costumes :) Beijinhos*

    ResponderEliminar
  14. Nunca fui à Suíça, pelo que não posso dizer se há lá racismo ou não, mas posso dizer que têm uma postura um tanto quanto xenófoba. O primo do meu namorado tem a nacionalidade austríaca, mas por ter nascido no Brasil não pode estabelecer-se na Suíça e nem sequer trabalhar lá. Não acho isso muito certo, mas por cá os brasileiros também não são muito bem tratados :\

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ele poder pode mas tem de ir com contrato de trabalho linda, mas isso acontece com todos.

      Eliminar
  15. Hmm é interessante este tipo de post! É notória a diferença entre Portugal e Suiça!

    http://mundodablue.blogspot.pt/

    ResponderEliminar

Link no Facebook