PORTUGAL VS SUIÇA - AS PRINCIPAIS DIFERENÇAS
quarta-feira, março 21, 2018
Bom dia gente, tudo bem com vocês? Espero que sim.
Muita gente tem-me perguntado se na Suiça se vive vem, se se ganha tão bem como dizem, ... entre muitas outras coisas.
A verdade é que eu não estou lá a viver, mas sim em Portugal. Vou pelo menos 2 vezes por ano lá devido aos meus pais e irmãs serem emigrantes, por isso sei tanta coisa sobre a Suiça. Decidi então por isso trazer-vos algumas algumas das diferenças em comparação a Portugal.
Curiosos? Vamos começar.
Ordenados
Infelizmente Portugal é um dos países da União Europeia em que o ordenado, face às despesas mensais, é demasiado baixo, sendo ele de 580€.
Na Suiça não existe ordenado mínimo, existe um mínimo vital, ou seja, um ordenado mínimo que precisamos para nos sustentar no país e, caso não ganhemos isso, que é praticamente impossível, o social ajuda-nos nas despesas de casa, em que muitas vezes nos pagam as despesas completas, mas não se iludam, quando o tiverem têm de devolver.
Comida
![]() |
Exemplo: Francesinha e Fondue de Queijo |
Em Portugal temos uma das melhores gastronomia do mundo, e não estou a dizer isto porque um chefe o disse mas sim por ser a minha opinião. Quem resiste a um Cozido à Portuguesa, às nossas Sardinhas, ao nosso Bacalhau, às Alheiras, à nossa rica Francesinha, ... Até me deu água na boca.
Na Suiça temos o Rösti, que é um prato feito com batata, e pode ser servido com espinafres, ovo frito ou legumes. A Bratwürst Mit Brot que é uma linguiça servida com um pedaço de pão e uma mostarda. O famoso Fondue, a Raclette e o melhor de todos, os Chocolates!
Escola
Em Portugal é muito simples, estudamos até ao 12º ano, ensino obrigatório, em que podemos escolher entre cursos científico-humanísticos ou então uma vertente profissional, depois disso cada um decidi o que fazer, se vai trabalhar ou se continua para a universidade.
Na Suiça é completamente ao contrário. Cada cantão tem as suas leis, ou seja, existem 26 maneiras diferentes de estudar no país inteiro.
No cantão de Vaud, que é onde se encontram os meus pais, para começar as crianças entram com 4 anos para o suposto primeiro ano, depois disso e até aos seus 16 anos estudam no ensino secundário I, a partir daí entram no ensino secundário II, que não é obrigatório. O ensino secundário II é nosso ensino profissional, mas com uma grande vantagem. Nesta fase, os adolescentes procuram uma aprendizagem, que é chamado de estágio profissional por cá, mas que é remunerado, e além do mais têm entre 1 a 3 dias por semana da escola, ou seja, trabalham 6 dias por semana numa empresa, restaurante, loja, ... têm 2 dias de folga e 1 dia de escola.
Quando querem ir para a universidade entram para o gymnase que é uma escola que oferece educação acadêmica geral e intensiva. Os alunos terminam esta escola com 19-20 anos. Obtendo o certificado de conclusão, têm qualificação para ingressar na universidade ou acesso a um dos dois institutos federais de tecnologia.
Linguagem
Em Portugal apenas se fala o português, mesmo que cada zona tenha o seu sotaque.
Na Suiça fala-se francês, alemão, italiano e romanche. Todas elas são oficiais.
Tamanho e população
Portugal tem um território total de 92 090 km² e 10,32 milhões (2016) de habitantes.
A Suiça tem um território total de 41 285 km² e 8,372 milhões (2016) de habitantes.
O clima
Em Portugal temos um clima Mediterrânico, sendo um dos países europeus mais amenos.
Na Suiça o clima é temperado, em que os verões são amenos e os invernos bastante rigorosos. Posso dizer-vos que este inverno na zona dos meus pais chegou aos -8º e nas montanhas chegou aos -28º.
Horários dos centros comerciais
Minha gente, esta é uma das maiores diferenças, e que na minha opinião deviam fazer o mesmo em Portugal.
Por cá, os centros comerciais funcionam todos os dias da semana, das 9h até às 23h/00h.
Na Suiça não há cá disto. Todas as lojas fecham às 18h, quando não fecham antes, seja na rua, seja no centro comercial. E domingos no shopping? Isso não existe, está tudo fechado.
Mais diferenças
- Existem parques de diversões para crianças em todo o lado.
- Os transportes públicos são excelentes, as pessoas quase não têm necessidade de ter um carro. Têm ligações para todo o lado, tanto de comboio como de autocarro, onde o metro não faz ligações existe o elétrico.
- As pessoas são mais ativas, fazem mais desporto. Crianças e adultos.
- Os animais de estimação são respeitados, não vemos um único animal abandonado. São tão respeitados que temos de tirar cursos quando obtemos um, tem x horas dependendo do tamanho do cão. Ah e para não falar que pagam impostos e transportes públicos.
- As crianças, na maioria, jantam às 18h e vão dormir às 20h.
- Não se vê racismo, a Suiça tem imensos raças e culturas diferentes em todo o país.
- Os políticos andam de transportes públicos.
32 comentários
As crianças jantam as 18? Hummm acho que nessa prefiro a nossa maneira ahahah
ResponderEliminarYellow Rain
Lá a disciplina é maior, eu vejo que a minha irmã janta bastante cedo para se deitar bem cedo porque às 6 da manhã já está a pé.
EliminarAchei bem curioso essas diferenças! Mas morro de vontade de conhecer ambos países!
ResponderEliminarBeijo!
Cores do Vício
Portugal é mais lindo ahahah
EliminarTemos vizinhos que são como familia a viver em Montreaux e sempre que podemos e as viagens estão acessiveis vamos lá dar um pulinho :p
ResponderEliminarEstivemos lá no mercado de Natal em novembro pela primeira vez e adorámos, conhecemos apenas a cidade de Montreaux e Vevey porque o máximo de tempo que fomos foi 4 dias :p Mas realmente é tudo fantástico lá, adoramos todos os pratos típicos bem como as paisagens de cortar a respiração. Mas consideramos que é um país bastante caro e a visitar quando temos lá familiares porque caso contrário gastamos horrores em tudo pois como disseste no inicio do post o dinheiro é bastante diferente. Mas é sem duvida um país lindissimo e a visitar, temos sempre vontade de voltar quanto mais nao seja para conhecer novos locais :p
Beijinhos ❤️
I. e A.
https://nevertoolatetoturnback.blogspot.pt/
É bem perto dos meus pais :D
EliminarO mercado do Natal é um espetáculo, adoro!
A Suiça é um pequeno paraíso a visitar, não é verdade? :)
Foi bom saber um pouco mais dessas coisas, pois não fazia mínima ideia
ResponderEliminarBeijinhos
Novo post (Decoração De Unhas) // CantinhoDaSofia /Facebook /Intagram
Tem post novos todos os dias
Ainda bem que gostaste :)
EliminarUm post muito útil! Não sabia que tínhamos assim tantas diferenças em relação à Suiça! :P
ResponderEliminaramarcadamarta.blogspot.pt
E não mencionei metade ahahah
EliminarOi tudo bem?
ResponderEliminarEm todo lugar é assim. Existem diferenças. O bom é focar nas coisas boas.
Suiça e Portugal tem seus encantos.
bjs
Exatamente :)
Eliminarsuper :)
ResponderEliminarThanks.
EliminarVery nice and informative post!! :)
ResponderEliminari follow you too!
xx
http://lalabetterdayz.blogspot.co.uk/
Thanks dear.
EliminarAs diferenças são muitas e como estou no Brasil, pude notar o quanto Portugal e Suíça são diferentes do meu país. A comida de Portugal é maravilhosa.
ResponderEliminarBeijinhos!
galerafashion.com
A sério?
EliminarÉ mesmo.
Thnx for you comment dear, following you too!!
ResponderEliminarmissunderstoodstyle.blogspot.com
Thanks.
EliminarSempre tive curiosidade em ir à Suiça e gostava de visitar Geneve (Genebra), está nos planos :)
ResponderEliminarApesar de toda essa diferença, os emigrantes não fazem a vida lá fora como fazem em Portugal, nem vão todos os dias ao café.
beijinhos
Blog Beleza Feminina
Genebra é linda, mas Lausanne, Berna e Zermatt são espetaculares :)
EliminarClaro que não, posso afirmar-te que os meus pais estão na Suiça há 6 anos e nunca foram a um café, um café custa 4 francos, no sítio mais barato.
Não me importava de dar uma voltinha pela Suíça, como turista!
ResponderEliminarIsabel Sá
Brilhos da Moda
Ias adorar :)
EliminarVivi na suíça 17 anos, e o que não falta la é racismo, seja na escola, no trabalho, ou fora. Lembro me de voltar la uns meses procurar trabalho, em 6 agencias de trabalho, 4 disseram "es portuguesa, so podes ser empregada de limpeza ou ir para fabricas" (sabendo que nasci na suíça e tenho o 9º de la). Os transportes públicos são bons, mas pagas mais que se fores de carro (muitas vezes). E uma das principais diferenças é que la, as lojas fecham todas cedo, dependendo do estilo de vida de cada um, pode vir a ser uma seca horrível.
ResponderEliminarQuanto ao salário, é muito, mas se o objectivo é poupar, so compensa ir sozinho/ em casal. Tendo filhos, sao demasiadas despesas/impostos. Ao fim de um tempo acaba por deixar de compensar. E se for portugueses mal habituados a ir para la, apanham 1 multa e ficam pobres (as multas são muiiiito caras).
E tbm a "ecologia", que é obrigatório reciclar. A suiça tem muito que se lhe diga, tem muita coisa boa, mas tem ainda mais más (opinião propria).
O racismo na zona dos meus pais não se vê, se existe é em pensamento e não em palavras,
EliminarQuanto a trabalho na Suiça já se sabe que é muito especifico e não é por seres portuguesa que não arranjas, a minha irmã não nasceu na Suiça e no entanto trabalha como ajudante de cozinha, a minha tia não nasceu na Suiça e no entanto é esteticista e manicure, o meu tio que faleceu não nasceu na Suiça e tinha uma carpintaria, e posso estar aqui o dia todo a mencionar familiares meus e amigos que não trabalham nas limpezas ou em fábricas.
É uma seca claro, mas Portugal é dos poucos países que tem shopping aberto ao domingo e até tão tarde, os portugueses estão mal habituados.
Solteiro nunca compensa, mesmo dependendo do que ganhas. A menos que vás para lá como engenheiro.
Os meus pais estão lá com as minhas duas irmãs e sempre se aguentaram, e ainda me enviavam dinheiro para a universidade. E ambos trabalham nas limpezas.
O meu pai fartou-se de apanhar multas e nunca ficou "pobre". Mas que são caras são. O sistema é muito mais controlado, e isso acho muito bem.
Quanto à ecologia e ser obrigatório reciclar, não o é na zona dos meus pais, mas se o fizeres eles ajudam-te nas contas da luz.
Gostava muito de um dia ir até à Suiça de férias conhecer um pouco dos seus costumes :) Beijinhos*
ResponderEliminarIas adorar, apesar de ser um país caro.
EliminarNunca fui à Suíça, pelo que não posso dizer se há lá racismo ou não, mas posso dizer que têm uma postura um tanto quanto xenófoba. O primo do meu namorado tem a nacionalidade austríaca, mas por ter nascido no Brasil não pode estabelecer-se na Suíça e nem sequer trabalhar lá. Não acho isso muito certo, mas por cá os brasileiros também não são muito bem tratados :\
ResponderEliminarEle poder pode mas tem de ir com contrato de trabalho linda, mas isso acontece com todos.
EliminarHmm é interessante este tipo de post! É notória a diferença entre Portugal e Suiça!
ResponderEliminarhttp://mundodablue.blogspot.pt/
Bastante mesmo.
Eliminar